sexta-feira, 31 de julho de 2015

Fase 2: construção do muro

Nesta fase, uma vala para construção da base do muro.

Pessoal, depois da aquisição do terreno, a primeira coisa que eu fiz foi substituir o cercamento de arame farpado por um de muro de alvenaria. Isso porque ajuda na segurança e podemos estocar materiais dentro do terreno sem ter muitas preocupação com desaparecimento de materiais e ferramentas. Demorei um pouco para começar a construção do muro, porque este começo demanda um pouco de dinheiro, pois temos que comprar material e nos preocupar com a mão de obra.



Materiais para a construção do muro

Planejado a construção do muro e com dinheiro em mão, fomos fazer orçamento de materiais necessário: ferro, areia, brita e mão de obra. Literalmente nesta ordem mesmo, pois começamos do mais barato para o mais caro. Um dica é buscar no site OLX, pois temos muitas ofertas, principalmente de materiais de construção, como areia, brita, terra, etc. Aviso que a compra destes materiais na maioria das vezes, se você compra por exemplo um caminhão fechado sai bem mais em conta do que você comprar em lojas.  Em alguma lojas a diferença chegou em torno de mais de R$ 100,00. 

Já que você vai precisar de areia, brita e ferro para construir a casa, não tem problema algum você comprar em excesso, pois este tipo de material não estraga. Pode comprar e estocar em algum lugar seguro, onde a chuva não carregue ou enferruje os ferros. Outro preocupante com material são as tábuas, que você vai precisar muito e estas sim, estragam facilmente com a chuva ou qualquer tipo de umidade. As tábuas geralmente feitas de pinus são muitos frágeis a a água. E se quiser utilizá-las depois, tem que limpar totalmente e armazená-las na horizontal e com um sobre-peso para que não empenem. 



A construção do muro, não exige muito segredo não e é mais fácil que a construção de uma casa. Só temos que tomar cuidado com o nível do terreno que tem que ser tirado e o esquadrejamento do terreno. Nesta construção faço para algo simples, para uma moradia familiar, não temos nada de engenhoso ou que exige muita habilidade. Mas que não devemos deixar a segurança do lado.

Depois de realizado o nível do terreno, fizemos as valas com uma profundidade de quarenta centímetros (40 cm) onde caprichamos com uma massa de areia e cimento mais reforçada para começar a alvenaria com um tijolo de quatro furos medindo 09x19x19 cm na posição deitado. Nas colunas foram utilizadas quatro ferros de 5/16 mm com estribos de ferros de 4.0 mm amarrados numa distância de 20 cm cada. Nas covas foram cavadas numa profundidade de 80 cm e preenchidos com concreto a base de areia, cimento e brita ( 3x1).


Realizado a construção da base de sustentação do muro, feita com tijolos, fizemos uma viga de ferro 3/16 com estribos de 4.0 cm amarrados, mas estes, diferentes da coluna de ferro, fizemos na largura de um tijolo deita, medindo 16 cm de largura. O preenchimento foi com concreto de areia, brita e cimento (3x1) e nas formas foram utilizadas tábua de pínus de 30 cm, conforme a imagem abaixo.


Depois de feito a base, retira as formas de madeira, demos início a construção do muro de alvenaria. Neste caso foi necessário a contratação de um pedreiro, pois requer experiência para erguer tal obra. Na base do muro, eu mesmo fiz, com auxílio de meu pai, que muito tempo trabalhou em construção civil.


O resultado é um muro bem feito, se o pedreiro for um profissional limpo e organizado. É sempre bom ter mais de um ajudante para ir colhendo sobras de material, pois sabemos que material não é nada barato, principalmente cimento.



O preenchimento das colunas foi da mesma forma que a viga, com cimento, areia e brita, numa porção de 3x1 (2 carrinhos de areia média, um de brita para 1 saco de cimento).


Bom por enquanto sobre o muro é isso. Qualquer dúvida, deixamo nos comentários que eu irei responder o mais rápido possível. Abraços.

Nenhum comentário:

Postar um comentário